Boas, vou agora comprar a minha primeira prancha de surf e estava a pensar optar por uma usada.
Será que me podem ajudar nos aspectos que devo ter em conta na compra de uma prancha usada? Tipos de defeitos e assim.
Obrigada
Registo: Oct 14, 2004 Mensagens: 4448 Local/Origem: Capakirra
Colocada: Ter, 30 Jul 2013 - 13:26 Assunto:
Oi Marta, acima de tudo deves ter em atenção se a prancha é adequada para ti, seja para o teu nível de surf seja para as tuas caracteristicas fisicas.
Quanto ao estado, o essencial é ver se a prancha não apresenta grandes buracos na fibra, e que a mesma não esteja descolada do interior da prancha (chamados fofos).
Convém também dar uma olhadela ao estado das quilhas e copinhos de encaixe (se tiver)... e se a prancha estiver muito amarelada tb revela que já tem bastante idade ou foi deixada ao sol (o que tb revela que foi mal estimada).
Não sei qual o orçamento que tens para gastar, mas por vezes compensa investir um pouco mais e ficar bem servida. Espero ter ajudado
Em relação às dimensões já me indicaram as adequadas para mim. Uma 6.4 (minimo 6.0 e máximo 6., 20 largura, 2 1/2 espessura, pois eu tenho 1,60m e 48kg.
Apesar da primeira ter as dimensões mais adequadas, tendo em conta o que me disseram, tenho um certo receio em comprar uma prancha que não esteja em tão boas condições.
Em relação às dimensões já me indicaram as adequadas para mim. Uma 6.4 (minimo 6.0 e máximo 6., 20 largura, 2 1/2 espessura, pois eu tenho 1,60m e 48kg.
Apesar da primeira ter as dimensões mais adequadas, tendo em conta o que me disseram, tenho um certo receio em comprar uma prancha que não esteja em tão boas condições.
Obrigada pela ajuda
Como sabes que essas medidas são as indicadas para ti?
Mais importante que o estado dela, é mesmo teres uma prancha com as medidas CORRECTAS para o teu nível de surf actual!
E não as medidas que te disseram ser as indicadas para ti
Dá mais details, para a malta te poder ajudar:
tempo de surf
pranchas que já tiveste
tipo de mar
o que pretendes surfar
etc etc _________________ Alho wrote:
Citação:
Rapariga: " (...) mas não é só o que tu estás a dizer...tens aqui uns quantos dings mal reparados, isto deve estar a deixar entrar água!"
Porque foram as medidas que me indicaram em duas fábricas que fui. Como poderei então saber quais as medidas certas para mim?
Eu estou agora a começar, já fiz 3 aulas (na última usei uma 6.6) e vou fazer mais algumas aulas por pacotes de aulas, mas também queria arranjar já uma prancha para poder ir praticando com amigos.
É para primeira prancha, pois estou agora a aprender e tenciono ir surfar pelo menos uma vez por semana (costa/carcavelos).
Calma,
Não disse que as medidas eram erradas
apenas queria saber porque tinhas tanta certeza de serem certas!
Por partes,
Nas tuas aulas, safas-te bem com a prancha que usas? achas que ias divertir-te com uma igual se fores sozinha/com amigos?
Se sim, tenta arranjar o mais similar possível.
Com tempo, e conforme fores progredindo, vais saber que prancha comprar!
Até lá, comprares algo que não dá para ti, ou que achas que dá, mas na realidade não dá, só te vai desmotivar e frustrar.
O volume é o teu melhor amigo, investe nos litros
Isso das fábricas..tem muito que se lhe diga. Podem ter uma merda qualquer lá parada há que tempos e de repente tu és a pessoa perfeita para ela.
acima de tudo, usa o teu bom senso. Se estás a aprender com umas determinadas medidas, serão essas as que vais querer quando praticares fora de aula! _________________ Alho wrote:
Citação:
Rapariga: " (...) mas não é só o que tu estás a dizer...tens aqui uns quantos dings mal reparados, isto deve estar a deixar entrar água!"
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Ter, 30 Jul 2013 - 16:09 Assunto:
Nigga Evil, a dama disse que ia ser a 1ª prancha!!
Portanto parte-se do pressuposto que é para começar, de resto as medidas que ela falou nem me parecem nada estapafúrdias dependendo obviamente do shape da prancha, e como tal e conforme disseste, do volume.
Martinha, relativamente às pranchas que postaste posso dizer o seguinte:
1 - a primeira tem uma pintura muita gira, feita aqui por um forista do sitio, o Picasso, mas em termos de medidas está no limite inferior para ti, pelo que não recomendaria;
2 - Red Eyes, não sei se te irás safar visto que não atendem telefones nem abrem o estaminé, segundo as ultimas informações...
De resto, como disse o Evil, o volume é teu amigo - eu acho até que é amigo de todas as mulheres, desde que seja emprestado - atenta nos sites que ele aí postou. És como a sardinha - pequenina e levezinha -, pelo que como disse inicialmente as medidas boas para ti não andam muito longe do que disseste, mas eu optaria por um shape tipo evolution ou mini malibu - são mais feias e tal, mas para começar são o ideal e ao contrário do que a malta pensa, costumam ser pranchas sempre interessantes para manter no quiver, mesmo após algum tempo de evolução.
De resto, segue sempre as palavras do sábio Sea No Evil. Sê honesta contigo própria, tenta encontrar no mais intimo do teu ser, a razão da tua paixão pelo surf, e forma como simbioticamente melhor poderás desfrutar do poder cósmico do mar. A prancha é o teu veículo místico para absorver essa energia, portanto deve ser criteriosamente escolhida, pois a ela te irás ligar intimamente. Namasté!!
Nigga Evil, a dama disse que ia ser a 1ª prancha!!
Epah só comecei a prestar atenção ao tópico depois dos memes. lol
Citação:
o volume é teu amigo - eu acho até que é amigo de todas as mulheres, desde que seja emprestado
Estamos a falar de mamas falsas não estamos?!
Citação:
De resto, segue sempre as palavras do sábio Sea No Evil. Sê honesta contigo própria, tenta encontrar no mais intimo do teu ser, a razão da tua paixão pelo surf, e forma como simbioticamente melhor poderás desfrutar do poder cósmico do mar. A prancha é o teu veículo místico para absorver essa energia, portanto deve ser criteriosamente escolhida, pois a ela te irás ligar intimamente. Namasté!!
nem mais! lol! Ou então, somos apenas honestos o suficiente para não surfarmos com uma prancha batata frita, ou igual à do pró lá da rua, que acabamos por vender uma semana depois porque não anda connosco.
De qualquer forma Namaste BITCHES!
_________________ Alho wrote:
Citação:
Registo: Jun 06, 2005 Mensagens: 4028 Local/Origem: Maia
Colocada: Ter, 30 Jul 2013 - 16:43 Assunto:
o twisted deve estar sem net
senão já tinha vindo pedir fotos e mais não sei o que da pizza com chouriço
Marta como o thunder disse é só atenção às mossas e reparações, pequenas rep é normal agora um grande risco suspeito a meio da prancha , muitas vezes disfarçado com um autocolante, quer dizer que a prancha já se transformou em duas
quanto às medidas para começar aconselho sempre grande e grossa, a prancha claro , mas na medida que já tens umas aulas e vais continuar e vais surfar com amigos que sempre te vão dando umas dicas , eu diria na ordem de 6.6 com boa largura e espessura 20 a 20 1/2 e sempre para cima dos 2 1/2 _________________ Ganha vendo anuncios!
http://www.neobux.com/?r=jorgius
Registo: Jun 06, 2005 Mensagens: 4028 Local/Origem: Maia
Colocada: Ter, 30 Jul 2013 - 17:33 Assunto:
falar em mamas, o nick da pessoa que começou este topico em vez de marta00 podia ser marta(.)(.) _________________ Ganha vendo anuncios!
http://www.neobux.com/?r=jorgius
Tenho forma de calcular o volume da prancha? É que a maior parte dos vendedores não me sabe dizer qual o volume da prancha e assim torna-se complicado conseguir fazer a escolha por aí :s. Já pesquisei na net e apenas encontro a calculadora que o SeaNoEvil indicou, mas que só diz o volume certo tendo em conta o peso da pessoa.
Em relação à Red Eyes, passei lá hoje e efectivamente já fecharam e pelo que percebi agora só vão manter aberta a parte de reparações e já não têm as pranchas usadas para venda (penso que isso só pelo facebook).
Entretanto estive a ver pranchas maiores, mais semelhantes às das aulas, e encontrei esta http://lisboacity.olx.pt/prancha-de-surf-6-6-iid-440192209 largura: 49 cm; espessura: 5 cm e o volume também não me souberam dizer, que vos parece?
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Qua, 31 Jul 2013 - 2:15 Assunto:
Olá,
O volume é algo muito pouco usual em Portugal, a malta por cá, salvo algumas excepções raramente usa essa terminologia.
Nos states e por aí, usam mais porque na realidade faz mais sentido, na medida em que duas pranchas podem ter exactamente as mesmas medidas padrão, e no entanto terem volumes totalmente distintos, dependendo do outline da prancha, fibragens, etc!!
Portanto, é natural que quase ninguém te consiga dizer os volumes. Vai acabar sempre por ser uma questão de senso comum e sensibilidade. Tirando algumas pranchas em que vem indicado o volume, ou modelos padronizados como o caso das Firewire em que se sabe o volume, é muito dificil ter essas infos, em especial em vendas de Olx, e por ai!!
Desta forma, e para simplificar o que tu queres é uma prancha mais ou menos com as medidas que falaste inicialmente, e podes arredondar por excesso, ou seja algo ali nos 6'8 x 20 x 2 1/2 e (muito importante) num shape evolution ou mini malibu, estes são os tais shapes que te garantem mais volume, mesmo que com medidas semelhantes a uma shortboard, por exemplo.
Hasta e não ligues a estes rebarbados, parece que não podem ver uma saia!! Sempre que precisares, já sabes, fala com o Prof. Wazaaa!! Cura mal de amor, mau olhado, prancha de surf, e faz biscates de canalização nos tempos livres!!!
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Qua, 31 Jul 2013 - 7:34 Assunto:
Sem parecer rude Marta, se quiseres informações corretas é melhor usares os PVT's! Assim não irás ser interrompida com conversas sem sentido e sem conteúdo!
Continuações de boa estadia no forum _________________ Com cuecas de aço!
Ora vou intervir. Já foi tudo dito e bem pelos ilustres users anteriores, mas deixa acrescentar aqui a minha cena.
Marta podes ver na Polen em Cascais (ou manda msg no facebook para eles - Polen surfboards - escusas de fazer a viagem) se lá têm alguma coisa, ou na Xcult na Malveira. Esta ultima costumava ter bastante rodagem de pranchas usadas e algumas boas para iniciantes, agora não sei que já não vou há uns anos.
Este search pela primeira prancha é uma coisa gira, por isso aproveita tambem para conheceres lojas, opiniões fazer conhecimentos lá etc, não perdes nada.
Quanto ás medidas da prancha, para mim acho escusado ir muito acima dos 6´6 por uma questão logistica. És pequena e essas pranchas vão tender a ser pesadas e isso vai-te dar mais problemas dentro e fora de água, vais-te cansar mais nas espumas etc tirando o fun da coisa. fora de água a vontade de sair com ela de casa vai ser menor. Falo por experiência de amigas minhas.
Queres de facto é que a prancha seja, como diz ali o wazaa, com a parta da frente redonda. Estas encaixam muito mais volume, (não vais querer uma do genero dessa que aí puseste com o nose bicudo). Procura com largura igual/superior a 20 e espessura 2 1/2.
E assim, concluímos que, o fato de hipotéticamente existirem dois apêndices frontais, fazem com que os mais ferozes locais, fiquem dóceis e prestáveis como um ratinho eunuco.
_________________ Alho wrote:
Citação:
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum