Colocada: Ter, 31 Jul 2007 - 15:42 Assunto: To fish, or not to fish. Is that really the question?
Ora bem, tenho que admitir que ver aqueles posts do nosso amigo molusco sobre fishs e afins me têm deixado com água na boca.
Confesso que assim a curto/médio prazo, me vejo a adquirir uma pranchinha destas.
Andava eu não atrás dela, mas sim a navegar pela net, a ver diversas páginas sobre surf, quando encontrei um artigo da surfing que se intitulava "5 reasons why I hate fish" . Logo a seguir encontrei um blog onde alguém respondia a esse artigo.
Citação:
Over the last couple years, a sinister and trendy type of surf riding vehicle has plagued our beaches and shorelines–the fish. Whether it’s a “retro” fish (without the retro price), hybrid shortboards with overly wide dimensions, or just a plain ol’ “I give up” lazy man’s board; I truly hate fish.
That said, for the last week, I’ve been riding one; flying down the line only to fail miserably when it came time to do a turn; not going on rights because it’s worthless backside, and doing ridiculously lame 360s in the whitewash. I’m over it, and you should be, too. Before you crucify me, allow me to explain why…
I will now crucify him. My responses are in italics following each of Justin’s 5 points.
"The world is a book, and those who don't travel read only one page. But what no one tells you is that the book is no easy read" (in Sipping Jetstreams)
O problema esta aqui, devido 'as "modas" muita gente inventa e faz as suas interpretações, depois a coisa nao funciona bem e diz-se que afinal o design nao presta etc e tal. Deitando a perder 30 anos de evolucao de um design.
Citação:
There are lots of great Fishes out there, and because they are popular, a lot of terrible Fishes have been made by bandwagoneers who don’t know what they are doing and are just trying to cash in on a trend. It can be difficult for a surfer to find a good board no matter what kind. That is why I recommend confused surfers borrow or buy used boards first and exploring designs that way (although taking a leap of faith is always exciting).
O primeiro ponto, e' deixar de chamar retro a estes design! Quando oiço esta palavra ate' me arrepio.
O segundo mito e' que sao para ondas pequenas e sem força.
Editado pela última vez por Molusco em Ter, 31 Jul 2007 - 16:20, num total de 1 vez
Registo: Oct 14, 2004 Mensagens: 4448 Local/Origem: Capakirra
Colocada: Ter, 31 Jul 2007 - 16:16 Assunto:
Excelente artigo, e post já agora...
Por uma ou outra vez o assunto veio à baila, mas nunca directamente.
Todos têm direito a opinião, e a exprimi-la, e é precisamente isso que passo a fazer.
Ponto prévio: acredito que acima de tudo o objectivo principal é uma pessoa divertir-se, seja com um longboard, com uma retro (ou fish), com shortboard ou qualquer outro artefacto que lhe permita "correr" as ondas em PÉ e daí tirar satisfação. Qualquer dúvida (ou mal entendido) no que vou escrever a seguir, favor reler este ponto prévio.
Acredito que as fish sejam fixes. Eu próprio aprendi a surfar numa twin-fin, swallow tail e lembro-me bem do que a prancha era capaz.
Mas não consigo gostar desta nova mania das retros, nem consigo acreditar na larga vantagem que muitos apregoam que estes modelos têm sobre a tradicional shortboard.
Para o surf que eu gosto de fazer, uma retro não serve. E sim, já experimentei uma, e se calhar (tal como no artigo) não era a indicada e blá, blá, blá...
Porque raio se há-de comparar o surf de shortboard com as retros?. Acima de tudo, e muito sinceramente, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Há-de haver muita malta que só surfe bem numas, ou noutras, ou até quem surfe bem nas duas e bem.
Infelizmente, pelo aquilo que me é dado ver, e salvo honrosas excepções, a maioria das pessoas que vejo a comprar e a (tentar) surfar de retro são pessoas que, por uma razão ou outra, não conseguiam evoluir nas shortboard.
E não digo (mas penso, confesso) que seja mais fácil surfar nas retro, mas é que agora continuam a não surfar nada, mas têm a desculpa que é do "retro style".
Não quero (nem devo) com isto generalizar. Como disse (e já vi em fotos/filme) há por aí muita malta a ripar com retros, mas por aqui ainda predominam os "morangos em conserva" das retros só-pró-style.
São os wannabies das retros, tal como os há com shortboards ou com longboards.
E que seja, se são felizes assim.
Isto não é uma crítica, é uma opinião.
Flames? Voltem a ler o ponto prévio...
E peço desculpa de estar a meter tudo (fish & retro) no mesmo saco.
Porque raio se há-de comparar o surf de shortboard com as retros?. Acima de tudo, e muito sinceramente, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Concordo, esta comparacão nao faz sentido, e como comparar uma BTT com uma bike de estrada ou um triclico. A maneira como se conduzem sao diferentes, as zonas da onda usadas sao outras.
Mas nao se divia por tudo no mesmo saco "nunca falei em pranchas retro" odeio o conceito. Estamos a falar de shapes modernos, e' isso que esta aqui em questão.
Tem a ver com uma questão de preferência. Já não sou novo (tenho 33 anos) surfei shortbaord desde os 16, comecei a surfar outros shapes 'a relativamente pouco tempo(desde que tive acesso a eles) e pessoalmente acho que o surf como experiencia aumentou incrivelmente... E' isso que me interessa.
Editado pela última vez por Molusco em Qua, 01 Ago 2007 - 4:23, num total de 5 vezes
Sim thunder, acima de tudo o que interessa é que as pessoas se sintam bem em cima da onda e que o façam.
O ponto que me leva agora a falar nas fish ou afins, tem a ver com o facto de me despertar a curiosidade a forma como os diversos shapes alteram a maneira de surfar. Isto é, obviamente que surfar com uma fish ou com uma thruster ou uma long não tem nada a ver. E comparar os tipos de surf não é propriamente uma boa política, porque são estilos diferentes.
A questão é, tu nem sempre queres surfar da mesma maneira. Há dias em que tu só queres curtir a onda e não ir para lá escavacar a bicha toda.
Não estou com isto a querer associar shapes específicos a tipos de surf específicos, mas parece-me que as fishs para aqueles dias em que só queres mesmo deslizar e ter um surf mais calmo e curtir mesmo a onda (o que não quer dizer que não se possa ripar com uma fish, mas é sempre um estilo menos "agressivo" do que com uma shortboard normal), mas também não queres andar com uma long às costas, é perfeita.
Quanto ao resto, não acho que uma seja melhor que outra. São abordagens diferentes ao surf. Como já disse, na minha óptica, é como o longboard e o shortboard. É tudo surf, são abordagens completamente diferentes.
Fazendo uma analogia um pouco forçada, é como comparar um Porsche com um Rolls Royce. São ambos carros, mas são abordagens diferentes ao conceito de carro. _________________ - http://liquidsymphony.blogspot.com
"The world is a book, and those who don't travel read only one page. But what no one tells you is that the book is no easy read" (in Sipping Jetstreams)
Acho que para formalizar uma boa opinião e' necessário experimentação.
Uns ficam contentes em surfar com uma prancha que ‘a partida sabem que funciona bem, e não sentem necessidade de experimentalismos.
Outros gostam de perceber como pequenas nuances ou diferenças drásticas transformam a maneira como a prancha surfa, o stance do surfista e a parte da onda onde o surfista vai buscar energia. Faz parte da natureza de cada um, e’ uma questão de curiosidade.
No entanto não se devia tirar boas ou mas conclusões apenas pelo que se ouve dizer mesmo sem nunca ter experimentado.
Editado pela última vez por Molusco em Ter, 31 Jul 2007 - 17:09, num total de 1 vez
No entanto não se devia tirar boas ou mas conclusões apenas pelo que se ouve dizer mesmo sem nunca ter experimentado.
True, por isso mesmo é que a curto prazo (não muito curto, mas curto) vou pensar em comprar uma menina destas. _________________ - http://liquidsymphony.blogspot.com
True, por isso mesmo é que a curto prazo (não muito curto, mas curto) vou pensar em comprar uma menina destas.
Confesso que sou um "afishionado", cheguei aos Estados Unidos com duas Thrusters novinhas, uma PMD wing "fish" para ondas pequenas e uma DS V8 model para ondas maiores (umas das melhores tabuas que surfei ate hoje). Acabei por vendelas, porque deixei de as surfar!
Mas volto a repetir que nao se devia tiar conclusões apenas pelo que se ouve dizer mesmo sem nunca ter experimentado.
True, por isso mesmo é que a curto prazo (não muito curto, mas curto) vou pensar em comprar uma menina destas.
Confesso que sou um "afishionado", cheguei aos Estados Unidos com duas Thrusters novinhas, uma PMD wing "fish" para ondas pequenas e uma DS V8 model para ondas maiores (umas das melhores tabuas que surfei ate hoje). Acabei por vendelas, porque deixei de as surfar!
Mas volto a repetir que nao se devia tiar conclusões apenas pelo que se ouve dizer mesmo sem nunca ter experimentado.
Não sentes falta de às vezes ter uma prancha mais "agressiva"?
Para mim andar rapido (mesmo rapido) fazer 50 mts de quebra coco, passar seccoes animais, carvings e round the houses deitado sem perder velocidade, mandar agua por todos os lados e' mais que agressivo e' animalesco
Registo: Oct 14, 2004 Mensagens: 4448 Local/Origem: Capakirra
Colocada: Qua, 01 Ago 2007 - 13:03 Assunto:
Molusco escreveu:
Tem a ver com uma questão de preferência. Já não sou novo (tenho 33 anos) surfei shortbaord desde os 16, comecei a surfar outros shapes 'a relativamente pouco tempo(desde que tive acesso a eles) e pessoalmente acho que o surf como experiencia aumentou incrivelmente... E' isso que me interessa.
Lá está. Parece que és (e ainda bem para a tua felicidade ) um exemplo de alguém que evoluiu com "outros shapes".
Eu tenho 34, surfo de shortboard desde os 8 (comecei com uma twin-fin fish) e das poucas vezes que mais recentemente tentei surfar de "outros shapes"* foi uma frustação.
* longboard, retro, etc ... o único shape alternativo que me deu satisfação foi uma ET 6'1 do Fancho, com nose bem largo (fun??)... e no dia que parti a quilha central da minha HIC 6'1, em que quis fazer um bottom e saiu um 360. LOLOL
Mas admito que em grande parte a culpa talvez seja minha por ter tentado adaptar as pranchas ao meu estilo (e aquilo que gosto de fazer) e não o contrário.
Tenho curiosidade em testar uma shortboard quad (lá está, tem que ser shortboard porque com uma retro de 3,5kgs não consigo divertir).
Quando era puto, um amigo meu tinha uma Tropical Line (sim, do picos) e a velocidade era altamente... já o resto
Agora com shapes mais modernos, é capaz de ser uma experiência gratificante.
Registo: Dec 26, 2006 Mensagens: 219 Local/Origem: Alfragide
Colocada: Qua, 01 Ago 2007 - 14:50 Assunto:
concordo com aquilo que o thunder opinou. Não generalizando pq já vi pessoas a surfarem mto bem em retro boards, acho que na maioria é por modinha e um pouco pq nao sentiam evolução em pranchas normais.
As fotos que o molusco ai meteu são bem exemplo do que essas pranchas andam. Mas quantas pessoas que surfam com essas pranchas já viram a fazer coisas daquelas? A maioria anda em via verde e como diz o thunder com a desculpa do retro style.
Nada contra. Mas há que ser sincero porque o queremos mesmo é divertirmo-nos nem que seja a apanhar carreirinhas com uma camara de ar! Não é nenhum concurso....
Registo: Jan 17, 2007 Mensagens: 177 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Qua, 01 Ago 2007 - 18:48 Assunto:
Maya escreveu:
Molusco escreveu:
"retro" ponham esse termo de parte uma vez por todas!! Estamos de fish moderna nao da fish dos anos 70.
PLEASE STOP CALLING RETRO TO THIS BOARDS!
AAAAARRRRRRRrrrggggggGGrrrrrrrrrrrrrrrr!
Molusco, tens de perceber que o que se vê por cá no burgo são mesmo retros. Modelos revivalistas do que se fez em tempos.
As modern fish só agora começam a aparecer por cá.
E na maioria dos casos por "curiosos" que querem experimentar o que se faz lá por fora.
Abraço
Nada disso! A minha primeira prancha, que é a que uso actualmente, é uma Quad Lost Round Nose Fish e a razão por a ter comprado foi antes ter pesquisado este tipo de shape e ter achado que se assemelhava ao tipo de surf que admiro e sempre ter gostado deste tipo de design alternativo a lembrar o soul surf...
E concordo com o Molusco as fish não têm nada a haver com Retros!
Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Qua, 01 Ago 2007 - 18:56 Assunto:
Olha lá, tu que compraste uma Lost para primeira prancha, ainda por cima quad, queres mesmo que acredite que foi porque achas que, ah e tal, curto bués estes shapes e não fui mais um dos que me meti numa prancha assim porque acho que o Rastovich um gajo com um ganda cenário...
Ah, e já agora, porque é que compraste uma Lost e não uma Semente ou uma Polen?? Hein? _________________ Sunova Surfboards / Janga Wetsuits
"retro" ponham esse termo de parte uma vez por todas!! Estamos de fish moderna nao da fish dos anos 70.
PLEASE STOP CALLING RETRO TO THIS BOARDS!
AAAAARRRRRRRrrrggggggGGrrrrrrrrrrrrrrrr!
Molusco, tens de perceber que o que se vê por cá no burgo são mesmo retros. Modelos revivalistas do que se fez em tempos.
As modern fish só agora começam a aparecer por cá.
E na maioria dos casos por "curiosos" que querem experimentar o que se faz lá por fora.
Abraço
Nem mais Maya, o que em PT se chama de “retro” e a fish clássica, tipo Steve Liz desenhada em meados dos anos 70. Com menos de 6’, tail largo com afastamento mínimo de 10’’ entre as pontas do swallow, outline paralelo, grossa no centro e nos rails, flat rocker, beak nose, wide point ‘a frente, vee ou flat bottom, dois keel fins “unfoiled” paralelos e perpendiculares ao fundo alinhados com as pontas do tail.
Em trinta anos a “ceita” das fish foi evoluindo o design, baseado no mesmo conceito e template melhorando a performance mas mantendo o feeling caracteristico.
A fish contemporânea tem inúmeras variações e set ups mas o template esta la’. Sejam ela Quad fish, Twinzer, bonzer, Twin etc.
Pegando numa quad, ou keel fish dos dias de hoje, e difícil apontar uma única coisa que seja retro.
Hoje em dia os foils são absolutamente diferentes, o rocker e’ outro, os fundos são designs integrados que estão articulados com o posicionamento dos wings e fins, e estes estão anos luz ‘a frente dos fins clássicos, nos materiais usados, nos foils e no posicionamento na prancha. Muitas usam blanks com "tapered stringer" para aumentar o flex no tail....etc e por ai fora...
Registo: Jan 17, 2007 Mensagens: 177 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Qua, 01 Ago 2007 - 19:25 Assunto:
Maya escreveu:
Olha lá, tu que compraste uma Lost para primeira prancha, ainda por cima quad, queres mesmo que acredite que foi porque achas que, ah e tal, curto bués estes shapes e não fui mais um dos que me meti numa prancha assim porque acho que o Rastovich um gajo com um ganda cenário...
Ah, e já agora, porque é que compraste uma Lost e não uma Semente ou uma Polen?? Hein?
Acredita se quiseres mas é a verdade!
Porque é que ia comprar uma semente ou uma polen se a que eu curti era uma Lost? Isso não tem nada a haver...
Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Qua, 01 Ago 2007 - 19:29 Assunto:
Vê se percebes uma coisa:
- Em ultima instância, se compraste uma Lost, foi porque precisaste de ir para uma prancha americana para encontrar um tipo de shape que por cá não é fácil de encontrar. _________________ Sunova Surfboards / Janga Wetsuits
Sim nisso concordo... Em portugal os shapes alternativos infelizmente não estão desenvolvidos...
Aínda tens uns quantos sítios onde as podes encontrar.
Tens a lufi, tens as Scallop do Paulo Jacinto e tens o pessoal da nereuskinesis que anda sempre a experimentar coisas novas.
Claro que em comparação com shapes mais tradicionais que encontras em qualquer esquina, não é a mesma coisa, mas ... é melhor que nada
Já agora deixa-me só acrescentar que acho que isso também tem um pouco como se calhar se vê o surf em portugal.
Para já, muita gente que faz porque tá na moda e andar de shortboard manda muito mais cenário do que andar de longboard, depois muita gente que vê mais o lado radical do surf, fazer grandes aéreos, partir a onda toda.
Lá por fora se calhar há uma maneira mais espiritual de ver o surf (não estou a dizer que é toda a gente assim e que isto acontece em todo o lado).
Claro que também há gente que bomba de shortboard, porque de facto é o tipo de prancha que mais se adapta ao seu estilo, como por exemplo o thunder já referiu (que realmente prefere surfar de shortboard).
Enfim, isto até pode nem ser verdade, mas pelo menos é a impressão com que eu fico. _________________ - http://liquidsymphony.blogspot.com
Editado pela última vez por DC em Qua, 01 Ago 2007 - 20:06, num total de 1 vez
DC, eu desses três, retirava o Lufi.
Acho que o nome Oldschool diz tudo..
Eu referi mais o Lufi no sentido de disponibilizar shapes que fogem do tradicional shortboard/longboard, não apenas no sentido de apresentar estas novas tendências nos desenhos de fishs que se calhar vocês estavam a falar. _________________ - http://liquidsymphony.blogspot.com
Soube que o Manila tb tem tido algum contacto e surfado com alguns destes shapes, reconheco-lhe merito pelo interesse em estudar e compreender o shape. Ao que parece esta' "stoked" no design.
Alias, os shapes do Chris Christenson foram fibrados fabrica dele, por um glasser convidado pelos Nereus.
Nao se trata apenas de desatar a shapear fish "retro" "hibridas" e 30 por uma linha de empretada para preencher um possivel nicho.
Editado pela última vez por Molusco em Qua, 01 Ago 2007 - 20:19, num total de 1 vez
Todos os tempos são GMT Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7Seguinte
Página 1 de 7
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum